ORATÓRIOS DE MINAS
ORATÓRIOS DE MINAS

 

Ficha técnica

 

Gênero: Documentário com vários depoimentos.

Palavras-chave: Bens patrimoniais materiais; heranças culturais; conservação; restauração; preservação; educação patrimonial; coleção; museu; arte barroca brasileira; história do Brasil.

Foco: Patrimônio Cultural.

Tema:O Museu do Oratório, em Ouro Preto/MG, seu acervo, o trabalho de conservação e restauro e os contextos culturais e sociais dos oratórios.

Artistas abordados: Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, Victor Meirelles, Henry Chamberlain, Francisco Vieira Servas, Debret, Francisco Xavier dos Santos - “Francisco Xavier das Conchas” e Fernando Lucchesi.

Indicação: Ensino Fundamental e Médio.

N° da categoria: PCt-5.

Direção: Amilcar Monteiro Claro.

Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.

Ano de produção: 2000.

Duração: 23’.

Coleção/Série: O mundo da arte.

 

Sinopse

Oratórios de Minas mostra o acervo do Museu do Oratório, localizado na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, que tem o privilégio de guardar a única coleção de oratórios do mundo. Com narrativas imagéticas e verbais, o documentário apresenta as principais características do acervo, deixa claro de onde vêm os oratórios, suas ligações com a história do Brasil e os portugueses, com os negros e com os índios, com festividades e religiosidades e sua importância artística resgatada pela historiadora Cristina Ávila.