R. BURLE MARX
R. BURLE MARX

 

Ficha técnica

 

Gênero: Documentário com depoimentos do artista, amigos e críticos de arte.

Palavras-chave: Bens patrimoniais materiais; coleção; cultura brasileira; forma; arquitetura; paisagismo; poética pessoal; pensamento visual; invenção; meio ambiente.

Foco: Patrimônio Cultural.

Tema: O artista-paisagista Burle Marx explica e exemplifica os princípios de sua arte, fala sobre sua dedicação a outras atividades, como pesquisa, pintura, escultura e tapeçaria.

Artistas abordados: Burle Marx, Leo Putz, arquitetos Haruyoshi Ono e Lucio Costa, entre outros.

Indicação: A partir do 5° ano do Ensino Fundamental.

N° da categoria: PCt-8.

Direção: Zita Bressane.

Realização/Produção: Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, São Paulo.

Ano de produção: 1989.

Duração: 60’.

 

Sinopse

Neste documentário, Burle Marx, com 80 anos, mostra seu vigor físico, cantando, pintando, fazendo brincadeiras e passeando pelos deslumbrantes jardins que projetou ao longo de sua carreira e em seu sítio Santo Antônio da Bica (Rio de Janeiro), onde cultivava mais de três mil e quinhentas espécies de plantas. Burle Marx fala sobre a sua vida e ofício, explicando e exemplificando os princípios de sua arte, e sobre sua dedicação a outras atividades, como pesquisa, pintura, escultura e tapeçaria. Além de depoimentos de amigos, companheiros de trabalho e especialistas de várias áreas, o documentário traz belas imagens que mostram os principais projetos do artista, tanto como paisagista, quanto em outros campos de atuação.