MAM: MUSEU VIVO
MAM: MUSEU VIVO

 

Ficha técnica

 

Gênero: Documentário sobre a trajetória do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP.

Palavras-chave: Obras patrimoniais; museu; acervo; espaço expositivo, desenho museográfico; relação público e obra; coleção; história do Brasil; arte contemporânea; arte moderna.

Foco: Patrimônio Cultural.

Tema: A história do MAM/SP, desde a sua origem até a reforma projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, abordando os diversos setores que incluem a curadoria, a reserva técnica, o programa educativo, a biblioteca, entre outros.

Artistas e personalidades abordadas: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Rebolo, Volpi, Lívio Abramo, Ciccillo Matarazzo,

Diná Lopes Coelho, Carlo Tamagni e Paulo Figueiredo.

Indicação: A partir do 7° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

N° da categoria: PCt-2.

Direção: Cacá Vicalvi.

Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.

Ano de produção: 2003.

Duração: 54’.

Coleção/Série: Documentário.

 

Sinopse

O documentário, dividido em quatro blocos, mostra a história do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP, uma instituição que pode servir como referência no Brasil para quem trabalha com cultura. Apesar do vigor da instituição nos dias de hoje, o MAM tem uma trajetória que alterna momentos de intensa atuação, no panorama das artes plásticas nacionais, com épocas de crises e dificuldades. Depoimentos de pessoas que fazem ou fizeram parte da história do MAM de São Paulo dão o tom do documentário, apresentando todos os segmentos que compõem a instituição. Os entrevistados de MAM: museu vivo são os curadores Tadeu Chiarelli e Maria Alice Milliet, a ex-diretora técnica Dinah Lopes Coelho e a atual presidente Milú Villela.