GERALDO DE BARROS: SOBRAS EM OBRAS
GERALDO DE BARROS: SOBRAS EM OBRAS

 

Ficha técnica

 

Gênero: Documentário sobre a vida e a obra do artista, com imagens de arquivo da família, entrevistas com artistas e efeitos especiais artesanais.

Palavras-chave: Percurso artístico; arte concreta; artista e sociedade; fotografia; design; mobiliário; pensamento visual; história do Brasil.

Foco: Saberes Estéticos e Culturais.

Tema: A trajetória artística de Geraldo de Barros em contraponto com a história contemporânea do Brasil.

Artistas abordados: Geraldo de Barros, Augusto de Campos, Hermelindo Fiaminghi, Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, entreoutros.

Indicação: Ensino Médio.

N° da categoria: SE-14

Direção: Michel Favre, Fabiana de Barros e Cláudio Kahns.

Realização/Produção: Tradam Productions e Tatu Filmes, São Paulo.

Ano de produção: 1999.

Duração: 77’.

 

Sinopse

 O documentário estabelece um paralelo entre o percurso artístico de Geraldo de Barros e momentos da história do Brasil. Imagens e sons vão revelando as primeiras experiências do artista com a fotografia e o seu envolvimento com o design e com a pintura, além de depoimentos de artistas, da esposa e filhas, bem como cenas de arquivo da família. A direção do cineasta suíço Michel Favre usa, em contraponto, o recorte, a sobreposição e a colagem, procedimentos da “lucidez lúdica” de Geraldo de Barros. Através das imagens cortadas do artista, vazam as imagens filmadas de Favre. Através de vazios na fotografia imóvel (p&b e sépia), projeta-se o movimento (cor). Com fotografia assinada por Mário Carneiro, o filme proporciona um ponto de vista mais íntimo e pessoal sobre a vida e obra de Geraldo de Barros.