ARTE CONCEITUAL
ARTE CONCEITUAL

Ficha técnica

Gênero: Documentário.

Palavras-chave: Arte contemporânea; arte conceitual; metáfora; artista e sociedade; objeto; ready-made, livro de artista; experimentação; artista-propositor; relação público e obra.

Foco: Saberes Estéticos e Culturais.

Tema: Arte conceitual.

Artistas abordados: Os brasileiros: Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino e Cildo Meireles; os estrangeiros: Joseph Beuys, Hanne Darboven, Eva Hesse, Bruce Nauman, Sol LeWitt, Lawrence Weiner, On Kawara, Ilya Kabakov, Karel Malich, Dimitrije Mangelos, Edward Krasiñski, John Latham, Marcel Broodthaers, Piero Manzoni, Victor Grippo; e os teóricos da arte: Cristina Freire e Celso Favaretto.

Indicação: Ensino Médio.

N° da categoria: SE-2.

Direção: Cacá Vicalvi.

Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.

Ano de produção: 2002.

Duração: 23’.

Coleção/Série: O mundo da arte.

 

Sinopse

“A arte é muito mais que um objeto a ser contemplado”, diz Cristina Freire; “A arte pode ser muitas coisas”, explica Celso Favaretto. São esses dois teóricos da arte que tecem um panorama da arte conceitual neste documentário, tendo como mote a exposição Além dos pré-conceitos: experimentos dos anos 60, realizada em 2002, no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP. Os comentários e as obras apresentadas propõem um olhar sobre a arte conceitual, mostrando a ousadia dos artistas em buscar novas formas de se fazer arte, seja no processo que envolve a criação dos trabalhos, seja na forma como são apresentados ao público, quase sempre algo distante do que se convencionou chamar de pintura e escultura.