ANTÔNIO DIAS: A ARTE ILUSTRADA
ANTÔNIO DIAS: A ARTE ILUSTRADA

Ficha técnica

Gênero: Documentário sobre a poética de Antonio Dias, a partir da exposição Antonio Dias – o país inventado , realizada no MAM/SP, em 2001.

Palavras-chave: Arte contemporânea; cor; diálogo com a matéria; dimensão simbólica da matéria; experimentação; objeto; pintura; procedimentos técnicos inventivos.

Foco: Processo de Criação.

Tema: A poética de Antônio Dias e seu aspecto lúdico-lírico, além da variedade de suportes utilizados e a constante experimentação de materiais que atravessa sua produção.

Artistas abordados: Antônio Dias, Carmela Gross, Oswaldo Goeldi, Rubens Gerchman, Carlos Vergara, Victor Pasmore, Georges Mathieu, entre outros.

Indicação: A partir do 7° ano do Ensino Fundamental.

N° da categoria: PC-5.

Direção: Cacá Vicalvi.

Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.

Ano de produção: 2001.

Duração: 23’.

Coleção/Série: O mundo da arte.

 

Sinopse

As obras mais conceituais dos anos 60 e 70, até as últimas telas dos anos 90, quando Antônio Dias experimenta novos materiais, como o grafite e o ouro, são apresentadas neste documentário que tem como pano de fundo a antológica exposição Antônio Dias – o país inventado, realizada no MAM/SP, em 2001. As imagens da exposição, a fala da curadora Sônia Salzstein e de amigos, além do depoimento do próprio artista vão dando uma idéia da variação das matérias, suportes e gêneros que faz de Antonio Dias um criador de fôlego e de gestos largos no percurso de seu projeto poético.