A HERANÇA DE MESTRE VITALINO
A HERANÇA DE MESTRE VITALINO

Ficha técnica

Gênero: Documentário com depoimentos de descendentes de Mestre Vitalino e seus discípulos, e do museólogo do Museu do Barro.

Palavras-chave: Heranças culturais; estética do cotidiano; educação patrimonial; imaginário fantástico; cerâmica; museu; regionalismo; cultura popular.

Foco: Patrimônio Cultural.

Tema: A história de Mestre Vitalino e seus discípulos, que transformaram a pequena comunidade de Alto do Moura, em Caruaru/PE no maior centro de arte figurativa das Américas.

Artistas abordados: Mestre Vitalino, Manuel Eudócio, Zé Caboclo, Zé Rodrigues, Mestre Galdino e Marliete Rodrigues da Silva.

Indicação: A partir do 1° ano do Ensino Fundamental.

Direção: Cacá Vicalvi.

N° da categoria: PCt-A-1.

Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.

Ano de produção: 2000.

Duração: 23’.

Coleção/Série: O mundo da arte.

 

Sinopse

O primeiro bloco do documentário apresenta o contexto de Alto do Moura, em Caruaru/PE, onde o barro do Rio Ipojuca se uniu ao gênio de Mestre Vitalino, um sertanejo iluminado que faz a crônica de seu tempo e sua gente em bonecos que ganharam fama pelo mundo. O segundo bloco apresenta depoimentos de familiares e produções de peças de barro dos artesãos que foram seus discípulos, com comentários do museólogo Walmiré Porto, do Museu do Barro de Caruaru. A terceira parte finaliza com as novas gerações, que fazem deste povoado o maior centro de arte figurativa das Américas.